quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Instituto Sergio Motta e o artista Heidi Kumao


O Instituto Sergio Motta é um centro de projetos e debates voltados ao uso criativo da tecnologia e à inovação. Efetiva ações que unem as tecnologias de telecomunicação com o setor cultural e social, fazendo com que essas novas tecnologias ajudem no desenvolvimento da sociedade, em consonância com as exigências do nosso tempo.

HEIDI KUMAO

Heidi Kumao é uma artista interdisciplinar que trabalha com a criação de vídeos e “máquinas artísitcas” que têm por objetivo explorar as interações sociais e suas nuances em relação à tecnologia. Suas obras fazem uma interseção entre escultura, teatro e engenharia, resultando no que artista chama de “tecnologias performáticas”. Estes dispositivos são projetados para reencenar um evento, realizar uma tarefa para o observador, ou questionar as mediações entre tecnologia e o feminino. Entre os trabalhos incluem-se, esculturas cinéticas, vestuário eletrônico, “cinema machines” e animações digitais. Seu trabalho mais recente é a série Timed Release, um grupo de vídeo-esculturas que são uma interação entre projeções animadas, objetos do cotidiano e técnicas de projeção. O tema da série é a sobrevivência em confinamento, indivíduos que sobrevivem situações absurdas e cruéis, balanceando o sentimento de impotência com a necessidade pessoal de regeneração. Os trabalhos dessa série exigem que o interator participe negociando paralelamente duas realidades visuais coexistentes. Heidi Kumao , além de artista multimídia, é professora da School of Art and Design da Universidade de Michigan, EEUU.

Inside:o público dentro da obra de arte

O Paço das Artes, em parceria com o Groupe Molior de Montreal, Canadá, inaugurou no dia 5 de maio, a mostra Inside. Com curadoria de Sylvie Parent, também curadora do Musee d’art contemporain de Montreal e editora da publicação eletrônica CIAC, a exposição é composta por seis instalações multimídia e contou, na sua abertura, com uma visita mediada pelos artistas. Todos os trabalhos permitem a interação do público. Na obra Tact, do artista Jean Dubois, por exemplo, por meio do toque é possível transformar a fisionomia da pessoa que aparece no interior de uma tela tátil, emoldurada por um espelho. A idéia do espelho é fazer com que, ao mesmo tempo em que o público experimenta a sensação de controlar o outro, ele se confronta com os próprios atos. Na instalação Habitgram, concebida pelo artista conhecido como beewoo, é possível se transformar em uma “torre” móvel de captação e transmissão de imagens. Basta para tanto vestir um casaco onde mini-câmeras de vídeo captam o espaço imediato e projetam imagens. Graças à ação do interator, promovem a “desconstrução” desse próprio espaço. O Groupe Molior é uma corporação sem fins lucrativos, fundada em 2001 e tem por objetivo organizar, produzir e divulgar trabalhos de artistas que utilizam as novas tecnologias como meio de expressão. Desta forma, contribui com o desenvolvimento de uma nova linguagem: a multimídia interativa. A exposição fica em cartaz no Paço das Artes até o dia 20 de julho, com entrada franca.

Caso queira ver mais obras do instituto Sergio Motta entre no site: http://blog.premiosergiomotta.org.br/category/proteses/, e lá também encontrará imagens das exposições e das tecnologias performáticas e inivadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário