Atualmente com a facilidade de fazer parte do ciberespaço através das redes mundiais de universitários e pesquisadores, redes empresariais, correios eletrônicos, comunidades virtuais e outras. As crianças antes mesmo de aprenderem a falar corretamente, já sabem usar o controle remoto da televisão.
Nas escolas, já existe a lousa eletrônica em substituição ao quadro-negro, onde o professor, por meio de uma caneta eletrônica, pode acessar arquivos e buscar páginas na internet.
Os laboratórios de informática e de ciências complementam os livros e a sala de aula. Através de login e senha, os alunos já podem navegar pela rede mundial de computadores e fazerem suas pesquisas e tarefas em casa via internet. As universidades, por sua vez, oferecem cursos de ensino à distância em diversas áreas de conhecimento.
Com tanto recursos tecnológicos se desenvolvendo junto com a educação e com cada vez mais o mercado de trabalho exigindo experiência com a manipulação da informática devemos capacitar professores para tirarem o máximo proveito da interação entre alunos e recursos tecnológicos para pedagogicamente inserir a educação digital.
Mas não basta oferecer tecnologias se não prepararmos nossas crianças para uma educação que ensine a pensar, pois as tecnologias não produzem nada sozinhas; nós somos o seu grande patrocinador, provedor e usuário, e dependerá de nossas escolhas uma utilização adequada ou não dessa tecnologia.
Os laboratórios de informática e de ciências complementam os livros e a sala de aula. Através de login e senha, os alunos já podem navegar pela rede mundial de computadores e fazerem suas pesquisas e tarefas em casa via internet. As universidades, por sua vez, oferecem cursos de ensino à distância em diversas áreas de conhecimento.
Com tanto recursos tecnológicos se desenvolvendo junto com a educação e com cada vez mais o mercado de trabalho exigindo experiência com a manipulação da informática devemos capacitar professores para tirarem o máximo proveito da interação entre alunos e recursos tecnológicos para pedagogicamente inserir a educação digital.
Mas não basta oferecer tecnologias se não prepararmos nossas crianças para uma educação que ensine a pensar, pois as tecnologias não produzem nada sozinhas; nós somos o seu grande patrocinador, provedor e usuário, e dependerá de nossas escolhas uma utilização adequada ou não dessa tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário