sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Hiperdrama
Quando se propõe uma relação de tecnologia e arte há ainda muitos que resistem a essa nova técnica do fazer arte com o auxílio do computador presos aos métodos tradicionais, não considerando essas novas formas tecnológicas sendo não artística; mas também já se encontram muitos interessados através da internet por essa nova tendência artística além de aumentar o número de interessados na arte tradicional. Na World Wide Web Já encontramos muitos trabalhos artísticos que vem a cada ano ganhando espaço e reconhecimento junto com o crescimento do ciberespaço. Dentre a essa arte on-line encontramos pessoas de todos os lugares, gostos e culturas, e ao discutirmos sobre o Hiperdrama, com certeza é um assunto polemico: tem quem é a favor, tem quem é contra, pois é mais uma forma de dramaturgia.Essa nova forma artística trás novos conceitos e possibilidades em tempo, espaço e planos de fundo para as peças, atores e enredo, ampliando a oportunidade de pessoas que terão acesso a essa nova performance cênica. Por outro lado muitos preferem o teatro tradicional, pois onde fica a essência, a energia e a sintonia dos atores com o público. Além do que muitos ainda não têm acesso à rede mundial de computadores e ficariam excluídos dessa nova tendência artística.A experiência da expressão artística computacional é a grande mudança que chegou com a arte e tecnologia. A tecnologia é ferramenta para criar obras de arte. Softwares contribuem para a criação, ainda mais os públicos que assim torna a produção mais acessível.
O hiperdrama é um novo formato da narrativa dramática por meio das mídias digitais, estudado a partir dos conceitos de hiper texto e hipermídia sendo um novo formato de narrativa dramática e audiovisual desenvolvido para mídias digitais. Utilizando as tecnologias de comunicação digital disponíveis hoje e sendo um potencial instrumento de tradução entre as culturas, que ampliam a troca coletiva no ciberespaço. Desconstrução do espaço e tempo, mistura de linguagens, fim da linearidade, ausência de uma mensagem fechada. O teatro é linkável. É a aplicação do conceito de hiperlinks ao texto dramático. Não apenas varia a forma de contar a história como a enriquece, complexifica e se torna mais interativa, o público, pois, escolhe o que quer ver; e que parte seja, necessariamente, parte do todo. Com a internet, estar em algum lugar deixou de ser uma condição física. Os corpos se digitalizaram. E, com eles, o teatro, que mesmo digital e cibernético não perdeu a sua essência do efêmero e do encontro. Só que agora, em um novo espaço, com outros meios, e com mais público. O teatro flexível, palpável aberto que vem se tornando mais uma forma de dramaturgia acrescentada em nossa tempo contemporâneo e nós é que temos que estar nos preparando para essa nova tendência que vai acrescentar ainda mais o nosso currículo.
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